domingo, 18 de agosto de 2013

DIETA PALEOLÍTICA OU DIETA DAS CAVERNAS

Pode acreditar: Hábitos alimentares de nossos ancestrais eram mais saudáveis que os do Homem Moderno


















Comida congelada, fast fooddelivery. Todas essas "saborosas invenções" contribuem para uma vida repleta de hábitos alimentares errados e prejudiciais à saúde. Com a falta de tempo para uma refeição equilibrada, com o corre-corre nos grandes centros, hot dogs, sanduíches e refrigerantes passaram a compor o cardápio diário de muita gente apressada na hora do trabalho. 

A classe médica aponta que este conjunto - má alimentação, sedentarismo e correria - é responsável por doenças como diabetes, hipertensão, infartos, entre tantas outras. Outros estudiosos vão além. Segundo S. Boyd Eaton e Melvin, cientistas que criaram a expressão Nutrição Paleolítica, garantem que uma alimentação como as de nossos ancestrais da Era Paleolítica continua sendo a mais indicada para Espécie humana. Vale dizer que este período vai desde o surgimento do Homem até aproximadamente há 12 mil anos. O nome também não é por acaso. Foi dado por ser neste momento que a pedra passa a ser utilizada na caça e no preparo dos alimentos. 

Segundo os cientistas, uma alimentação focada em frutas, carnes e peixes será sempre a ideal, seja antes ou depois da invenção da roda. Se as recomendações não surpreendem, vale atenção especial aos argumentos. De acordo com os defensores da Nutrição Paleolítica, a genética humana pouco mudou ao longo de todo este tempo. Sendo assim, nosso organismo não estaria preparado para ingestão de alimentos industrializados. Além disso, essa alimentação foi a responsável pela evolução da espécie até chegarmos ao que somos hoje física e racionalmente. 

Outro ponto importante do estudo é a recomendação para não se consumir grãos cereais (industrializados), pois teriam substituído as frutas e vegetais na preferência do Homem. Para a nutricionista Patrícia Davidson, especialista em nutrição funcional, a Teoria tem base. "Se as pessoas fossem privadas de consumir estes cereais e grãos, o que sobraria na alimentação se não fosse introduzir mais frutas e verduras?". 



O cardápio das cavernas 
Abra a sua geladeira e retire de lá lingüiças, salsichas, congelados, massas, refrigerante, o macarrão que sobrou de domingo e tudo mais que nenhum Homem teria acesso no Período da Pedra Lascada. Troque tudo por frutas, que eram encontradas em abundância, peixes e carnes. Os dois últimos entram no menu porque, naquele tempo, não eram encontrados com a facilidade de hoje. Era preciso longas horas à procura de um animal dentro das matas, ou dentro de rios em busca de um peixe para o almoço. Isso fazia com que a gordura que seria ingerida em breve fosse gasta antes mesmo do bicho ir para o estômago. 

Entretanto, como o cardápio condena o consumo de massas, como consumir os carboidratos necessários para uma dieta equilibrada? Para a nutricionista Valéria Paschoal, "eles podem ser encontrados em alimentos como raízes e tubérculos, além do açúcar das frutas, alimentos permitidos e que não contém aditivos químicos". Já Carolina Angelina Martins, especialista em nutrição esportiva, rebate dizendo que "uma dieta equilibrada deve conter os três grupos: energéticos (pães, massas, grãos), construtores (leite, ovos, carnes) e reguladores (frutas e verduras). Neste caso, segundo a médica, os energéticos estariam fora, tornando uma dieta desequilibrada. "Vale lembrar que as frutas contêm a frutose, que é um tipo de carboidrato, mas sua quantidade não é a suficiente". 



Nenhuma, nem outra 
Sejam as pré-históricas ou as de hoje, dieta ideal é "aquela individualizada, capaz de suprir todas as necessidades de cada pessoa, de forma que aquele organismo possa funcionar em sua plenitude, diminuindo o risco de doenças crônicas", garante Valéria Paschoal. Ainda de acordo com a especialista, uma alimentação saudável deve ser variada, já que assim estaríamos ingerindo diferentes tipos de alimentos. 

Todo cuidado deve ser tomado ao se iniciar uma dieta, mesmo como a do Paleolítico, que indica o consumo de alimentos saudáveis. É necessária uma avaliação médica para saber se o individuo precisa mais do que peixes e frutas frescas para sobreviver. Se as atividades físicas para boa parte da população ficaram em um passado tão distante quanto a Era Paleolítica, há muita gente com uma rotina que requer um consumo muito alto de alguns tipos de alimentos. "Pensar em uma dieta à base de carnes, ovos, frutas, hortaliças e nozes, realmente é rica em nutrientes, mas há a falta de um alimento energético (carboidrato)", define Carolina Martins. 

*** 

O que pode desde aquele tempo
Frutas
Verduras
Carnes
Peixes
Nozes O que não pode
Massas
Pães
Biscoitos
Hambúrgueres
Refrigerantes


*** 

Participe! Envie sua sugestão de matéria sobre gastronomiasugestao@guiadasemana.com.br


*** 

Colaboraram:

Patrícia Davidson
Clínica Patrícia Davidson de Nutrição Funcional
Tel.: (21) 2511-1453 (consultório)


Suzana Machado
Centro Valéria Paschoal de Nutrição Funcional
Tel.: (11) 3582-5600 / 5601 / 5602


Carolina Angelina Martins
Tel.: (11) 9164-1264